A Casa da Mensagem

      

Título Original: A Casa da Mensagem
Realização:  Rafael Matos
Produção: RTP
Ano: 2017
Género: Documentário
Duração: ±70 minutos
Tvrip

Sinopse: O que têm em comum o realizador José Fonseca e Costa e Amílcar Cabral? O mestre do futebol Mário Wilson e o escritor Pepetela? Todos frequentaram a Casa dos Estudantes do Império, uma instituição que os marcou indelevelmente e que marcou para sempre o destino do colonialismo português.

Com a sua música, os bailes semanais, a sua gastronomia colorida e apaladada, a sua exuberância, marcaram também a vida pacata e recatada dos jovens portugueses. Usaram a cultura (sobretudo a poesia) como arma. E, mais tarde, foram presidentes, primeiros-ministros e figuras de destaque nos novos países designados de PALOP, cuja libertação começaram a preparar exatamente aqui em Portugal, numa casa lisboeta da Avenida Duque de Ávila e nas barbas da PIDE.
Nem todos se interessaram por política ou foram nacionalistas, mas foi sobretudo estes protagonistas do futuro, um futuro que desaguou no 25 de Abril e nas independências das antigas colónias, que o documentário A Casa da Mensagem ouviu.
De diferentes terras, cores e classes sociais, e no entanto irmanada numa maneira diferente de viver, mais aberta e mais alegre, gente desenraizada na metrópole, mas unida pela língua e pelas universidades que frequentava. Uns gostando mais de dançar e namorar e outros de política, interiorizada ou pelo menos aprofundada cá, precisamente na instituição criada por Salazar para perpetuar o conceito de portugalidade e os valores imperiais, ao mesmo tempo que os controlava.

 


 

 

Comentários