PCP: 100 Anos a Resistir

 



 
   
Título Original: PCP: 100 Anos a Resistir
Realização: Jacinto Godinho
Produção: RTP
Ano: 2021
Género: Documentário
Duração: 11x ±20 minutos
Origem: TVrip

 
   
Sinopse:

Os 100 anos de história do PCP

O Partido Comunista Português é o mais antigo partido político ainda em atividade. Foi fundado nos tempos da Primeira República, tendo resistido isolado na clandestinidade a 48 anos de Ditadura em Portugal. E nos tempos da democracia deixaram de estar próximos do poder, com a revolução sonhada em 74 e 75, para um longo período de constante oposição aos sucessivos governos.

Em PCP: 100 Anos a Resistir contamos a sua História. Recorrendo especialmente ao arquivo da RTP e do seu inesgotável acervo de imagens e sons, que constitui um património fundamental para a investigação da história contemporânea, procuramos assim contextualizar os momentos mais importantes do PCP.

Através deste trabalho foram descobertos sons, imagens, entrevistas e documentos exclusivos, ou mesmo inéditos, como uma entrevista de Álvaro Cunhal na clandestinidade em Paris, o testemunho de Pavel sobre a sua fuga do Aljube ou ainda a novidade da primeira tipografia clandestina, para imprimir o Jornal Avante, ter sido construída pelo primeiro secretário-geral do PCP Bento Gonçalves. Também recuperámos depoimentos de dezenas de funcionários, militantes e dissidentes do PCP que, desde os anos 30 até à atualidade, testemunharam os momentos mais importantes e polémicos da história do partido. Como, por exemplo, Dias Lourenço, Joaquim Gomes, Álvaro Cunhal, Jaime Serra, Octávio Pato, Sérgio Vilarigues, José Magro, João Camilo, Edmundo Pedro, Francisco Paula de Oliveira (Pavel), Francisco Martins Rodrigues, Cândida Ventura, Aida Magro e Carlos Antunes.

A série documental conta ainda com depoimentos atuais e exclusivos de dirigentes históricos como Domingos Abrantes, Maria da Piedade Morgadinho, do jornalista Fernando Correia, de ex-militantes da linha renovadora como Carlos Brito, de historiadores como João Madeira e Joana Dias Pereira, os quais nos apresentam a sua visão sobre o centenário do Partido Comunista.

 

 

 

 

 

 

Comentários