Revolução!

 



Título Original: Revolution!
Autoria: Hugues Nancy / Jacques Malaterre
Produção: Nilaya Productions / Curiosity Stream / ZDF Enterprises
Ano: 2020
Género: Série
Duração: 2x ±50 minutos
Origem: TVrip
Legendas: PT-PT
   
Sinopse:

A Revolução Francesa através dos olhos e das vozes de quem a viveu numa série documental ficcionada de 2 episódios.

Imagine um documentário feito entre 1789 e 1795. Uma visão única da Revolução Francesa, numa experiência excecional e envolvente através de câmaras que mergulham no coração da história, e seguem cada solavanco. A história da queda da monarquia mais gloriosa e mais antiga do mundo, e da revolta do povo que separou uma nação e um continente equilibrado entre a esperança e a guerra.
Uma narrativa envolvente, contada à medida dos acontecimentos, ao vivo e com imediatismo, através dos olhos e das vozes de quem testemunhou e participou na Revolução Francesa: políticos, jornalistas e cidadãos.
Série documental que mergulha num importante momento político, como se os acontecimentos tivessem acabado de acontecer.

 


Ep01-Entre Medo e Esperança (1789-1792)
No dia 14 de julho de 1789, o povo de Paris e a recém-formada Guarda Nacional resistem às tropas reais, forçando o rei a render-se e a renunciar ao seu poder absoluto. Em novembro de 1790, a França está à beira de um conflito. O povo fica surpreendido quando o rei e a família real são presos e a própria monarquia é questionada. Poucos meses depois, em junho de 1791, quando famílias parisienses se manifestaram, a Guarda Nacional abriu fogo contra a multidão.
É o ponto de inflexão da Revolução.


Ep02-Da Paixão ao Terror (1792-1795)
Após a Batalha de Valmy, em setembro de 1792, a Convenção Nacional abole oficialmente a monarquia. Junto com a maioria dos deputados, Robespierre, Danton e Marat votam pela morte do rei Luís XVI.
A notícia da sua execução ecoa por toda a Europa. Um tribunal revolucionário é criado e torna-se o condutor do Reino do Terror. A Revolução gradualmente esmaga todos os seus heróis. Robespierre e muitos outros acabam na forca. Em julho de 1794, a vida política volta ao normal.



 

 

 

 

Comentários