Comunismo - História de Uma Ilusão

 


 
   
Título Original: Der Kommunismus - Geschichte Einer Illusion (Communism - History of an Illusion)
Realização: Christian Weisenborn
Produção: Bavaria Film
Ano: 2005
Género: Documentário
Duração: 3x ±50 minutos
Origem: TV-DVDrip
Legendas: PT-PT
   
Sinopse:

As pessoas e os acontecimentos que mais ilustraram a ascensão de uma ideia revolucionária e a queda de um império.

Uma fascinante série documental que começa na época de Lenin e acaba com Gorbachev. Ao longo de três episódios dá-se relevo às pessoas e aos acontecimentos que mais ilustraram a ascensão de uma ideia revolucionária e a queda de um império. Como é que é possível que esta ideia possa fascinar tanta gente, incluindo centenas de intelectuais? De que modo é que milhares de pessoas acabam com a repressão a indignidade e a opressão económica e mesmo assim continuam fiéis ao conceito de comunismo?
Neste programa esta questão é posta a políticos e conceituados cientistas. Inclui ainda depoimentos de Sergei Khruschev, filho de Nikita Khrushchev, e de antigos elementos do KGB como Vladimir Kryuchkov.

 

Ep01 - A Vitória da Revolução
O primeira episódio desta série documental sobre a história do comunismo desmonta a lenda em torno do primeiro líder comunista Vladimir Ilyich Lenin.
A sua vontade irreprimível de poder, a sua prontidão inescrupulosa para usar a violência, o seu infalível senso de humor e a forma como a população empobrecida o levaram ao topo e o mantiveram no poder.
Ep02 - O Império Demoníaco de Estaline
Neste episódio vemos como a ascensão a superpotência é inseparável do nome de Joseph Stalin. Ele moldou e governou a União Soviética como nenhum outro.
Determinado, mas também impiedoso, Stalin transformou o seu país levando-o de um estado agrário atrasado a uma nação industrial de topo.
Ep03 - O Colapso
O último episódio da série recapitula o fim da União Soviética. Enquanto nas décadas de 1960 e 1970 a grande luta era principalmente sobre a supremacia no mundo, no início da década de 1990 dá-se a derrocada do bloco oriental.
Em dezembro de 1991, o último presidente comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, renunciou. A bandeira vermelha sobre o Kremlin foi descida. A maior experiência político-social do século XX fracassou para sempre?

 

 

Comentários