I Guerra Mundial - A Grande Guerra

 

   
Título Original: WWI: The Great War
Realização: José Delgado
Produção: Pacific Media
Ano: 2012
Género: Documentário
Duração: 5x ±50 minutos
Origem: DVDrip
   
Sinopse:

A 28 de Junho de 1914, o herdeiro do trono austro-húngaro, o Arquiduque Franz Ferdinand, foi assassinado em Sarajevo. Este ataque provocou uma série de acontecimentos que levaram o mundo a uma guerra mundial.

Também conhecida como "A Grande Guerra", a Primeira Guerra Mundial foi um dos conflitos mais mortíferos da história, e preparou o cenário para outra guerra mundial, apenas 20 anos mais tarde.
Caracterizada pelos intensos combates terrestres, marítimos e aéreos, este conflito foi devastador e dizimou 8 milhões de militares e 6.6 milhões de civis. Morreram quase 60% dos intervenientes na guerra e teve como resultado final a destruição de quatro impérios e mais de quinze milhões de mortos.
Em apenas 4 anos, entre 1914 e 1918, a Primeira Guerra Mundial alterou a face dos conflitos bélicos modernos, transformando-se numa das guerras mais mortíferas na história mundial.

 


Ep01 - 1914: As Causas da Guerra
Com similar instabilidade política e económica, principalmente nas colónias europeias do continente africano, era uma questão de tempo até que algo causasse a guerra na Europa. Nesta época, acreditava-se que duraria pouco mais de umas semanas ou meses. Ninguém imaginava os quase cinco anos de penúria e destruição que se aproximavam.

Ep02 - 1915: A Globalização do Conflito
1915 foi o primeiro ano completo da Grande Guerra. A incógnita para ambos os lados era: Onde se venceria o conflito? Em que frente?
As deslocações das tropas, que tinham sido uma das características das primeiras semanas de guerra em 1914, encontravam-se em ponto morto, tendo a luta decorrido essencialmente nas trincheiras.

Ep03 - 1916: As Grandes Ofensivas
A 1 de Janeiro de 1916 Hussayn Ibn Alí assinou um compromisso com a Grã-Bretanha, no qual em troca do seu apoio iniciaria uma rebelião para expulsar os invasores turcos de Hiyaz (Arábia Saudita) nessa época território do império otomano. A Grã-Bretanha designou como assessor de Hussayn Ibn Alí o coronel galês Thomas Edward Lawrence conhecido posteriormente como Lawrence da Arábia.
Na Europa o principal objetivo alemão estava no setor ocidental. Foi um ano de luta colossal.

Ep04 - 1917: Mudanças nas Frentes
A revolução russa foi um desenvolvimento decisivo para ambas as frentes. Até então, as alianças e as lutas entre os países deviam-se a questões económicas e de ressentimentos entre eles, sem aparentes motivos ideológicos.
No entanto, a revolução russa e a entrada dos EUA na guerra levam o conflito mundial para uma postura ideológica.

Ep05 - 1918: O Ano Final
Os exércitos dos impérios da Europa Central estavam exaustos, assim como as tropas francesas e britânicas. Na frente oriental, os russos retiraram-se da luta e os alemães moveram as suas forças para a frente ocidental, onde tentaram várias ofensivas desesperadas antes da chegada das tropas americanas.
A Alemanha acabou como a grande derrotada e quando a guerra terminou, quatro impérios desapareceram, morreram milhões de pessoas, a Rússia tornou-se um estado comunista e na Europa central a população alemã estava cheia de rancor.



 

 

Comentários