O Tesouro Perdido da Biblioteca de Alexandria

 

   
Título Original: The Lost Treasure of the Alexandria Library
Produção: Greystone / A&E
Ano: 1996
Género: Documentário
Duração: ±45 minutos
Origem: TV-VHSrip
Legendas: PT-PT
   
Sinopse:
Como era a lendária Biblioteca de Alexandria? Onde, exatamente, se encontrava? O que continha? Como e porque desapareceu? Este documentário tenta encontrar as respostas.

A Grande Biblioteca de Alexandria, no Egipto, era provavelmente a maior e certamente a mais famosa das bibliotecas do mundo antigo. Ela floresceu sob o patrocínio da dinastia ptolomaica e funcionou como um importante centro de erudição, pelo menos até à conquista do Egipto pelos Romanos, e provavelmente por muitos séculos depois disso.
Fundada no início do século III a.C., a biblioteca foi concebida e inaugurada durante o reinado de Ptolomeu I, ou durante o reinado de seu filho Ptolomeu II. Plutarco escreveu que durante a sua visita a Alexandria em 48 a.C., Júlio César pode ter queimado acidentalmente a biblioteca quando ateou fogo aos seus próprios navios. De acordo com o relato de Plutarco, esse incêndio se espalhou para as docas e depois para a biblioteca.
Uma versão diferente atribui a destruição ao arcebispo cristão copta Teófilo de Alexandria em 391 d.C., que pediu a destruição do Serapeum, embora não existisse qualquer ligação entre este e a Biblioteca. Outra versão da história, atribui a culpa ao saque muçulmano de Alexandria em 642 d.C.

 

 

 

 

Comentários