A História do Lixo

 

   
Título Original: Der Mensch und sein Mull: Eine Geschichte des Wegwerfens
Realização: Dorothea Nölle
Produção: IFAGE-Filmproduktion / ZDF Studios
Ano: 2022
Género: Documentário
Duração: ±50 minutos
Origem: TVrip
Legendas: PT-PT
   
Sinopse:
Um olhar para os resíduos produzidos pela humanidade, desde a Idade da Pedra aos dias de hoje.

O documentário procura vestígios de lixo e esgoto ao longo da história, desde a Idade da Pedra, passando pela antiguidade e Idade Média, até os dias de hoje. Desde os primórdios da humanidade, o desperdício existe. Assim que os humanos conseguiram ficar de pé, tiveram as duas mãos livres para fazer e usar ferramentas, mas também para deixar "cair" coisas ou deliberadamente deitá-las fora.
Ao longo dos séculos, a composição dos resíduos mudou, às vezes dramaticamente. A cada invenção humana, um novo tipo de lixo foi criado. O advento da vida urbana tornou os resíduos e os dejetos um problema significativo. não apenas os resíduos cheiravam muito mal, como também eram culpados por epidemias nos tempos antigos. A recolha dos resíduos também se tornou um desafio logístico.
O primeiro desperdício duradouro foi a cerâmica, que ainda pode ser encontrada no Monte Testaccio, em Roma. Os fragmentos de cerca de 50 milhões de ânforas, a primeira "embalagem descartável" produzida em massa na história, permanecem ali. Estes eram pelo menos inofensivos ao meio ambiente, algo que não se pode dizer das embalagens modernas. Hoje, o mundo enfrenta uma "inundação de plástico" que está a poluir os oceanos.
Um olhar para o passado mostra como as pessoas estão condenadas a criar "lixo", mas repetidamente desenvolveram estratégias para controlar o problema.

 

 

 

Comentários