O Mundo num Quadro

 

   
Título Original: Le Monde dans un Tableau
Realização: Nicolas Autheman
Produção: Schuch Productions / ARTE France
Ano: 2020-2023
Género: Documentário
Duração: 3x ±50 minutos
Origem: TVrip
Legendas: PT-PT
   
Sinopse:
E se as pinturas nos oferecessem uma nova compreensão do mundo?

Os objetos representados nas pinturas abrem portas para mundos insuspeitos, até mesmo invisíveis. Eles contam uma história diferente do mundo e conectam áreas culturais e geográficas que antes estavam separadas, mostrando como as pessoas interagiram durante séculos em escala global. A coleção "Le Monde dans un Tableau" traça a origem, a fabricação, a "materialidade" dos objetos presentes nas pinturas para trazer à luz os vínculos económicos, culturais, sociais e artísticos transnacionais.

 

O Chapéu de Vermeer
A história de uma pintura que revela o nascimento da globalização, um detalhe no quadro de um pintor que nunca havia saído do seu país.
No outono de 1911, Henry Clay Frick, um abastado industrial de Nova Iorque, enriqueceu a sua coleção particular com uma obra-prima da história da arte, um quadro pintado em 1657 por Johannes Vermeer, que representa um homem virado de costas a conversar com uma atraente jovem sentada à sua frente. Um elemento dessa pintura chama a atenção, um detalhe cujo verdadeiro significado jamais teria escapado aos contemporâneos do pintor holandês: o enorme chapéu do oficial. Para conseguir que a mão do artista incluísse esse feltro desproporcional, foram necessárias invenções, descobertas, encontros, dramas e até crimes.
O documentário regressa às origens da globalização através deste chapéu pintado por Vermeer, um feltro de castor cujo virtual desaparecimento na Europa levou os mercadores holandeses, apaixonados por comércio, a voltarem-se para os Estados Unidos, presidiu ao desenvolvimento de Nova Iorque e participou na criação da primeira bolsa de valores.
Uma visão única e original sobre os primórdios do nosso mundo globalizado, livremente adaptada do ensaio "O Chapéu de Vermeer - O século XVII e o Nascimento do Mundo Global" de Timothy Brook. Uma nova maneira de compreender o mundo global em que vivemos através de uma pintura do século XVII.

 


A Pimenta de Velázques
Como é que uma pimenta vermelha surge numa pintura do grande pintor espanhol no século XVII?
Sevilha, 1618. Diego Velázquez pinta Cristo na Casa de Marta e Maria. No primeiro plano da pintura, uma pequena pimenta vermelha chama a atenção.
De Sevilha à Cidade do México, de Madrid aos vales de Oaxaca, o documentário traça as aventuras, conquistas, trágicas experiências e invenções artísticas que permitiram que esta pimenta aparecesse na pintura do grande pintor espanhol do século XVII.

 


O Pente de Caravaggio
Como é que um pente de marfim aparece num interior romano do século XVI?
No primeiro plano do quadro "Marta e Maria Madalena" de Caravaggio, pintado em 1598, está um fino pente de marfim com um dente partido. Este objeto, que provém sem dúvida de uma presa de elefante trazida por mercadores portugueses da costa ocidental de África, guarda vestígios de uma história pouco conhecida, a do milenar fornecimento de marfim à Europa.
Proveniente alternadamente das presas das morsas no extremo norte e das presas dos elefantes em África, o marfim viajaria milhares de quilómetros, ao longo de uma rota em que a Europa era apenas um ponto de passagem. Com este simples pente, a grande obra barroca de Caravaggio dirige o nosso olhar para mundos desconhecidos e histórias inexploradas. Uma viagem que nos oferece uma visão revista da história mundial: as rotas comerciais que trouxeram o marfim para a Europa no século XVI.

 

 

Comentários