Percorrendo a Cerca Moura

 

   
Título Original: Percorrendo a Cerca Moura
Ano: 2021
Género: Documentário
Duração: ±10 minutos
Origem: Webrip


   
Sinopse:
A muralha da Lisboa islâmica é um “puzzle” com peças em falta. Num sítios reconhece-se com facilidade, noutros adivinha-se, noutros ainda sabemos por onde passava, mas ela já lá não está, fisicamente.

O perímetro da cidade medieval anterior à Reconquista está bem definido desde o estudo que o genial Augusto Vieira da Silva (1869-1951) publicou, pela primeira vez, em 1899. A muralha pode ser revisitada e reconhecida mas, do ponto de vista físico, só alguns dos seus troços sobreviveram à passagem dos séculos. Da Porta do Ferro, a mais magnificente de todas, resta o sítio — sabemos que ficava no Largo de Santo António — junto à Sé e a descrição de Al-Himyari. Sabemos que era “encimada por arcos sobrepostos que assentam em colunas de mármore, por sua vez apoiadas em embasamentos de mármore”. A muralha ao longo do rio ora se esconde, ora aparece, em sítios como a Casa dos Bicos ou o Eurostars, um hotel com museu dentro. Há mais muralha na base da Igreja de Santa Luzia ou nas traseiras da Igreja do Menino Deus.
Com a ajuda de modernas tecnologias, podemos sobrevoar o seu traçado e andar junto ao solo. Podemos, sobretudo, reconstitui-la, explicá-la e devolvê-la aos lisboetas.

 

 

 

 

Comentários