Os Diários de Thomaz de Mello Breyner

 

   
Título Original: Os Diários de Thomaz de Mello Breyner
Realização: Manuel Mozos / Luís Correia
Produção: Lx Filmes
Ano: 2024
Género: Documentário
Duração: 3x ±35 minutos
Origem: TVrip


   
Sinopse:
Um olhar inédito sobre Portugal, do final da monarquia à ascensão do Estado Novo.

Médico do Rei, mas também das meretrizes de Lisboa, Thomaz de Mello Breyner fez o registo diário da sua vida durante 36 anos. Um testemunho pessoal e íntimo da vida portuguesa entre 1897 e 1933.
A partir dos seus diários e cartas, propomos uma série documental de três episódios, ancorada no relato presencial de quem viveu os tempos mais conturbados da História de Portugal.

 

  • 1866-1910: Os Últimos Anos da Monarquia
Neste episódio acompanhamos a vida de Thomaz de Mello Breyner desde o seu nascimento até à idade adulta, altura em que assume simultaneamente o cargo de médico da Casa Real e do Hospital do Desterro, testemunhando de perto o estertor da monarquia e a chegada da República.

  • 1911-1918: A 1ª República
Após o regicídio e a implantação da República, o mundo de Thomaz de Mello Breyner muda drasticamente. Neste episódio, Thomaz de Mello Breyner testemunha um dos períodos mais conturbados da História recente de Portugal, desde a participação portuguesa na I Guerra Mundial até às expetativas goradas do Sidonismo, que termina com o assassinato de Sidónio Pais, em 1918.

  • 1921-1933: A Ascensão do Estado Novo
O final conturbado da I República, a luta permanente pela dignificação das suas enfermarias do Desterro, a morte de familiares próximos e a do rei D. Manuel II, abalam seriamente a saúde de Mello Breyner. Neste último episódio da série, Thomaz de Mello Breyner testemunha a ascensão do Estado Novo, deixando nos seus diários as suas impressões sobre o novo regime.

 

 

 

 

Comentários