As 5 Revoluções Portuguesas

 

   
Título Original: As 5 Revoluções Portuguesas
Realização: António José de Almeida / Pedro Clérigo
Produção: Panavideo / RTP
Ano: 2024
Género: Documentário
Duração: 5x ±45 minutos
Origem: TVrip
Legendas: PT-PT
   
Sinopse:
Em quase 900 anos de história, Portugal viveu cinco grandes revoluções. O que ficou destas revoluções para o século XXI?

Em quase 900 anos de história, Portugal viveu cinco grandes revoluções. Nesta série documental em cinco episódios, somos guiados numa viagem ao passado por estes momentos de rotura na história de Portugal. 1383-85 e 1640 consolidaram e repuseram a independência nacional, a Revolução Liberal de 1820 pôs fim ao absolutismo, a Revolução Republicana de 1910 pôs fim à monarquia e o 25 de Abril de 1974 pôs fim à ditadura. O que ficou destas revoluções para o século XXI?

 




Ep01 - Crise de 1383-85
Uma crise de sucessão pôs o ainda jovem Portugal perante um dilema: correr o risco de ficar sob a alçada de Castela ou apostar tudo na independência, mesmo que isso signifique a guerra? A resposta foi dada naquela que é considerada a primeira revolução portuguesa, num contexto de guerra na Europa e perante a pandemia mais mortal da história. Para a posteridade ficou a Batalha de Aljubarrota - o mais notável triunfo militar estratégico em Portugal, e o tiro de partida para a expansão moderna europeia.

Ep02 - 1640-Restauração da Independência
Mais uma vez, a guerra domina a Europa e, curiosamente, é da Catalunha que vem o sinal para avançar com a segunda revolução portuguesa. Um golpe palaciano a partir de uma fake new muda o estado das coisas, abrindo a porta à guerra mais longa em Portugal e à criação de um imposto que nos é hoje muito familiar - o IRS. Mas Portugal reconquista a independência.

Ep03 - 1820-Revolução Liberal
Perante as Invasões Francesas e o caos lançado na Europa, numa iniciativa inédita, Portugal decide mudar a coroa e a capital para a colónia Brasil. Um gesto bem sucedido mas polémico, que viria a atear o rastilho para a terceira revolução da história de Portugal. Para trás ficavam os tempos de poder absoluto. Ou pelo menos, dois julgava-se que sim. Não fosse uma família real "explosiva" que ficaria associada a um dos momentos mais negros da história do país, com perseguições, execuções e maior número de presos políticos.

Ep04 - 1910 - Revolução Republicana
Pode uma monarquia com mais de 700 anos desmoronar-se em pouco mais de 48 horas? Poderíamos chamar-lhe a revolução dos acasos e mal-entendidos. Há mesmo quem afirme que esta revolução dava um filme. Apesar de tudo isso, um pequeno grupo de militares e um vasto grupo de civis descontentes conseguiram derrubar o regime monárquico e instaurar a terceira república na Europa, numa época em que Portugal era o país mais pobre da Europa Ocidental.

Ep05 - 1974-Revolução dos Cravos
Em 1974, todos os países da Europa Ocidental e da NATO são democracias pluralistas, à exceção de Espanha, Grécia e Portugal. Mas após 48 anos de ditadura, a situação estás prestes a mudar. A um golpe de estado bem-sucedido segue-se um período de grande violência, com a população à beira da guerra civil. Um (mau) exemplo que os vizinhos espanhóis levam em conta na sua transição para a democracia.

 

 

 

Comentários