Mesopotâmia - A Redescoberta dos Tesouros do Iraque

 

   
Título Original: Mésopotamie: La Redécouverte des Trésors d'Irak
Realização: Olivier Julien
Produção: ARTE France / Gedeon Programmes
Ano: 2023
Género: Documentário
Duração: ±50 minutos
Origem: TVrip
Legendas: PT-PT
   
Sinopse:
Os esplendores dos primeiros construtores de impérios.

Após três décadas de guerra e destruição, uma nova geração de arqueólogos internacionais reabre os míticos sítios mesopotâmicos de Nínive, Lagash e Larsa. Utilizando tecnologias digitais nunca antes aplicadas nesta área, fazem descobertas surpreendentes e revelam novas visões sobre o desenvolvimento das primeiras cidades construídas pelo ser humano, ao mesmo tempo que trabalham para conservar o património do Iraque.
Palácios, templos, baixos-relevos sumptuosos, muralhas com portas monumentais, mas também lojas de artesãos, redes de ruelas, sistemas de abastecimento de água potável... Em meados do século XIX, no que era então parte do Império Otomano, os arqueólogos desenterraram os vestígios das primeiras cidades construídas 3.500 anos antes da nossa era. Entre o Tigre e o Eufrates, na zona em redor da atual Mossul, no Iraque, foram gradualmente identificados os sítios de dezenas de cidades, muito mais antigas do que as gregas ou romanas. A sua investigação revelou vestígios de palácios e templos gigantescos e dezenas de milhares de textos gravados no sistema de escrita mais antigo conhecido pela humanidade: o cuneiforme. No entanto, estes extraordinários complexos urbanos permaneceram em grande parte inexplorados. Depois de terem sofrido a destruição às mãos do Estado Islâmico, que fez de Mossul a sua capital, importantes sítios arqueológicos da antiga Mesopotâmia, como Khorsabad, Nínive, Larsa e Lagash estão a ser reabertos aos arqueólogos. Após a libertação da cidade em 2017, o seu museu mobilizou-se para reconstruir as cinco estátuas monumentais destruídas pelos jihadistas. Esta colossal empreitada levou o Louvre, logo seguido por outros museus e universidades, a regressar ao local para novas escavações.
Após quase meio século, os sítios arqueológicos daquele que foi o berço da antiga Mesopotâmia têm vindo a ser reinvestigados. Com o auxílio das mais recentes tecnologias, equipas internacionais retomaram as escavações e abriram novos sítios arqueológicos. Regressando à história destes primeiros construtores de impérios, as dinastias suméria e assíria, o documentário acompanha os arqueólogos e revela momentos únicos de descoberta que lançam uma nova luz sobre estes esplendores do passado.

 

 

 

 

Comentários